top of page

ESPECIALIDADES

HUMOR E AUTOESTIMA

ANSIEDADE E MEDOS

A ansiedade é um sintoma comum a muitas problemáticas, manifesta-se através de: Inquietude, irritabilidade, ataques de ansiedade, incapacidade de relaxar. Muitas vezes acompanhada por sintomas físicos como tonturas, dores de cabeça, dores musculares, dores de estômago, enjoo, dificuldade em dormir.

IRRITABILIDADE

Um sintoma comum de que não nos sentimos bem há algum tempo. Sinais como falta de resistência à frustração mesmo em situações pequenas, problemas em controlar a raiva, facilmente ficar irritado(a) apenas por alguém próximo também estar chateado, em discussões por vezes dificuldade em admitir culpas.

AUTOESTIMA

A autoestima é o sentimento de valor que temos por nós próprios. É frequentemente afetada por diversos problemas na nossa vida e quando tal acontece provoca sintomas tais como: Falta de confiança, grande autocrítica, sentimento de culpa, pessimismo, preocupação excessiva sobre a opinião dos outros, baixa auto-imagem.

ANSIEDADE SOCIAL

A ansiedade social é frequentemente um problema de longa data. É caracterizado por um medo de ser julgado ou inadequado em público, observado, ansiedade antecipatória antes de uma situação social e finalmente isolamento social.

HUMOR DEPRIMIDO

Caracterizado  períodos oscilantes de humor deprimido, irritabilidade, perda de interesse por actividades, problemas de sono, dificuldades de concentração e memória, pensamentos de morte ou desaparecer, dores, ataques de pânico, comportamentos autolesivos.

SEXUALIDADE

IDENTIDADE DE GÉNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL

A identidade de género e orientação sexual são dimensões diferentes e que não se confundem. Pessoas transexuais podem ser heterossexuais, lésbicas, gays ou bissexuais, tal como as pessoas cisgénero (identidade de género correspondente ao género de nascença). Qual a prevalência, quais os motivos e teorias actuais sobre o desenvolvimento sexual. Como lidar com estas questões a nível individual e familiar.

Tanto a identidade como a orientação são dimensões que se desenvolvem ao longo da vida, em momentos diferentes em cada pessoa. A falta de compreensão sobre estes temas causa frequentemente um grande sofrimento à pessoa.

PERSONALIDADE

ESTILO RELACIONAL

Porque é que há pessoas que sentem que para se relacionarem com outros têm de ser "extra" ou dar muito. Como se não fossem suficientes. Porque é que há pessoas que têm de demonstrar ter algo para que gostem delas, como se elas próprias não fossem suficientes?

DESENVOLVIMENTO

Como é que a nossa personalidade se desenvolveu ao longo dos anos. Que mecanismos de defesa se solidificaram em traços de personalidade? Quais são as minhas limitações e o que é possível mudar?

BORDERLINE

Muito mais comum do que as pessoas pensam e por vezes muito menos grave do que as pessoas pensam. É possível identificar este tipo de funcionamento mesmo na adolescência. Mudanças de humor fáceis e súbitas, exacerbação de vivências, medo de abandono e impulsividade. Empatia extrema.

NEURODESENVOLVIMENTO

PHDA

Também conhecido com ADHD, a perturbação de défice de atenção e hiperatividade. Mais difícil de reconhecer no sexo feminino. Sintomas como:

  • Auto-critica constante

  • Hiper racionalização de tudo

  • Falta de atenção em conversas ou aulas (nem sempre)

  • Impulsividade (ex. interromper outros em conversas)

  • Ir contra coisas (mesas, portas, etc)

  • Procrastinação extrema, acompanhada de grande culpabilização e auto-critica, culminada em horas e horas de trabalho para compensar

  • Falta de paciência

  • Capacidade de hiper-foco quando o tema começa a ser interessante

AUTISMO

O autismo é um espectro. Como tal, é necessário distinguir as diferentes características perante o caso. De um modo ligeiro, implica dificuldades em ler a linguagem não verbal dos outros, compreender sarcasmo. Dificuldades de dizer o que está a pensar. Necessidade de rotinas controladas e restritas. Tipicamente 1 ou 2 interesses muito específicos. Por vezes um modo de falar monótono ou com várias mudanças de tom.

OUTROS

CONSUMO DE DROGAS

É comum existir experimentação de drogas e álcool na adolescência. Contudo, por vezes parece que começa a fazer parte da identidade ou existe algum tipo de abuso.

Quais os sinais de alerta, como lidar com estas questões a nível individual e familiar e quais os riscos a longo prazo.

PERCURSO ESCOLAR

Falta de interesse súbita ou crónica pelo futuro, apatia e até irritabilidade. Muitas vezes a falta de investimento no percurso escolar tem causas mais profundas que falta de motivação. Muitas vezes ansiedade, depressão e défice de atenção são os maiores causadores alterações do comportamento e desinvestimento escolar e pessoal.

Psicólogo Clínico, Psicoterapia, Oeiras

Humor
Sexualidade
Personalidade
Neurodesenvolvimento
Outros
bottom of page