top of page

ESPECIALIDADES

HUMOR E AUTOESTIMA

ANSIEDADE

A ansiedade é um sintoma comum a muitas problemáticas, manifesta-se através de: Inquietude, irritabilidade, ataques de ansiedade, incapacidade de relaxar. Muitas vezes acompanhada por sintomas físicos como tonturas, dores de cabeça, dores musculares, dores de estômago, enjoo, dificuldade em dormir.

BURNOUT

Burnout é o esgotamento físico e mental derivado de stress impossível de evitar e resolver, resultante do trabalho. Provoca problemas como exaustão física e mental, tristeza intensa, isolamento, falta de cuidados próprios como comer ou sair com amigos e sentimentos de confusão mental.

IRRITABILIDADE

Um sintoma comum de que não nos sentimos bem há algum tempo. Falta de resistência à frustração mesmo em situações pequenas, problemas em controlar a raiva, facilmente ficar irritado(a) apenas por alguém próximo também estar chateado. Em discussões por vezes dificuldade em admitir culpas.

DEPRESSÃO

A depressão caracteriza-se por um sofrimento intenso e duradouro. Períodos oscilantes de humor deprimido, sentimento de desespero, irritabilidade, perda de interesse por actividades, cansaço, problemas de sono, dificuldades de concentração e memória, pensamentos de morte ou desaparecer, dores, ataques de pânico.

AUTOESTIMA

A autoestima é o sentimento de valor que temos por nós próprios. É frequentemente afetada por diversos problemas na nossa vida e quando tal acontece provoca sintomas tais como: Falta de confiança, grande autocrítica, sentimento de culpa, pessimismo, preocupação excessiva sobre a opinião dos outros.

TRAUMA

O trauma é um tipo de dano emocional que ocorre devido a um evento marcante ou de uma vivência constante de abuso. É uma experiência de dor e re-experiência constante desse mesmo evento ou série de eventos, que parece impossível de controlar e evitar, acompanhada por ataques de ansiedade e pânico, insónia, pesadelos, entre outros.

RELACIONAMENTOS E SOCIALIZAÇÃO

RELACIONAMENTOS

Problemas como discussões constantes, incapacidade de admitir culpa, falta de diálogo e compreensão mútua, falta de compromisso, falta de confiança e  distanciamento emocional. Incapacidade de criticar sem que seja levado como um ataque pessoal pelo outro.

ANSIEDADE SOCIAL

A ansiedade social é frequentemente um problema de longa data. É caracterizado por um medo de ser julgado ou inadequado em público, observado, ansiedade antecipatória antes de uma situação social e finalmente isolamento social.

SEXUALIDADE

DESEJO

A sexualidade é comum a todos, tal como o prazer sexual também deve ser.  Problemas tais como falta de desejo sexual (muitas vezes num relacionamento) são frequentemente normalizados, quando a causa é desconhecida ex: Desejo responsivo versus desejo espontâneo.

DISFUNÇÕES

As disfunções sexuais ainda são taboo, no entanto, uma grande parte da população sofre com isto. Muitas vezes existem mudanças derivadas de alguns eventos, outras, são problemas crónicos. Problemas como dificuldades em ter um orgasmo, dor na penetração, disfunção eréctil, ejaculação retardada ou precoce, entre outros.

PERSONALIDADE

ESTILO RELACIONAL

Porque é que há pessoas que sentem que para se relacionarem com outros têm de ser "extra" ou dar muito. Como se não fossem suficientes. Porque é que há pessoas que têm de demonstrar ter algo para que gostem delas, como se elas próprias não fossem suficientes?

BORDERLINE

Muito mais comum do que as pessoas pensam e por vezes muito menos grave do que as pessoas pensam. Mudanças de humor fáceis e súbitas, exacerbação de vivências, medo de abandono e impulsividade. Empatia extrema.

NARCISISMO

Grande falta de resistência à frustração, incapacidade de admitir erros, sentimento de grandiosidade, falta de empatia pelos outros. Necessidade de admiração. Mentira compulsiva e manipulação.

DESENVOLVIMENTO

Como é que a nossa personalidade se desenvolveu ao longo dos anos. Que mecanismos de defesa se solidificaram em traços de personalidade? Quais são as minhas limitações e o que é possível mudar?

BIPOLARIDADE

Mudanças bruscas de humor, com períodos mais longos de mania e/ou depressão. Grandes dificuldades relacionais. Dificuldades de concentração. Sentimento de inutilidade, falta de esperança e por vezes ideação suicida.

PSICOSE

Nem sempre a psicose tem uma apresentação típica de alucinações ou paranóia extrema. Por vezes, sintomas como hipocondria, irritabilidade extrema ou agressividade, mudanças de humor súbitas, paranóia (que toda a gente lhe quer mal), suspeita, memórias fantasiosas (falsas) e crenças falsas são indicadores de uma psicose.

NEURODESENVOLVIMENTO

PHDA

Também conhecida com ADHD, a perturbação de défice de atenção e hiperatividade. Mais difícil de reconhecer no sexo feminino. Sintomas como:

  • Auto-critica constante

  • Hiper racionalização de tudo

  • Falta de atenção em conversas ou aulas (nem sempre)

  • Impulsividade (ex. interromper outros em conversas)

  • Ir contra coisas (mesas, portas, etc)

  • Procrastinação extrema, acompanhada de grande culpabilização e auto-critica, culminada em horas e horas de trabalho para compensar

  • Falta de paciência

  • Capacidade de hiper-foco quando o tema começa a ser interessante

AUTISMO

O autismo é um espectro. Como tal, é necessário distinguir as diferentes características perante o caso. De um modo ligeiro, implica dificuldades em ler a linguagem não verbal dos outros, compreender sarcasmo. Dificuldades de dizer o que está a pensar. Necessidade de rotinas controladas e restritas. Tipicamente 1 ou 2 interesses muito específicos. Por vezes um modo de falar monótono ou com várias mudanças de tom.

Psicólogo Clínico, Psicoterapia, Oeiras

Humor
Relacionamentos
Sexualidade
Personalidade
Neurodesenvolvimento
bottom of page